quinta-feira, 19 de julho de 2012

Como eu perdi 10 Kg em 4 meses !


Pessoal, hoje vou compartilhar a minha experiência em tentar reduzir o meu peso.

Tenho 41 anos, 1 m e 85 cm de altura e estava com 92 Kg. Se pesquisar em qualquer site que calcula a relação peso x altura, os meus dados retornariam que deveria ter no máximo 82 Kg.

Assim, parti para a prática. Usei o clico PDCA para primeiro planejar o que eu deveria fazer para perder 10 kg.

PLAN: tracei a meta de baixar até 82 Kg em 3 meses. Quase cheguei lá. Levei 4 meses.


DO: A ação que adotei foi correr, pedalar e caminhar.

Me preparei para isso: comprei monitor cardíaco, comprei balança e baixei aplicativo para celular para registrar todas as corridas que fiz.

Nos dois primeiros meses, peguei pesado: corria e caminhava quase todos os dias, pedalava duas vezes por semana.

O resultado foi imediato. Sempre após as práticas, eu me pesava e nos dois primeiros meses, baixei de 92 a 86 kg.

Depois baixei o ritmo. Hoje já não pedalo mais. Como chegou o inverno, não estou caminhando e procuro pelo menos 3 vezes por semana, no mínimo 5 km.

O resultado chegou. Comecei a correr no dia 01/03/2012 e no dia 28/06/2012 já havia alcançado 81,8 kg.


CHECK: agora estou na fase do controle. Hoje por exemplo, depois de duas semanas de inverno um pouco mais intenso, de duas doenças seguidas que me deixaram de cama, fui correr novamente. Porque? Lógico, o peso subiu um pouco.

ACT: o jeito é continuar correndo. Mesmo em momentos de doença, frio, chuva fina, não posso deixar de correr. Então a ação que estou tomando é retomar aos poucos as corridas de dois em dois dias, mesmo que a tosse dificulte um pouco a resistência.

Mas isso é passageiro.

Conclusão: só para deixar claro, que esta foi a minha experiência. Não recomendo fazer sem consultar um médico (ano passado quando visitei o meu, ele disse que eu deveria retomar algum esporte, mas como estava em constantes viagens para a Argentina, não tomei juízo). Faça o seu roteiro, tome a sua iniciativa, busca outras alternativas. Pense, invente, faça algo. Eu não vou parar por aí só porque cheguei no meu peso 'ideal', mas as vezes as doenças derrubam a gente.

Se você ainda não começou, comece.

Se você já começou, não desista.

Forme grupos, busque ajuda se necessário. Vá atrás do seu objetivo.

Postar um comentário