sexta-feira, 5 de outubro de 2012

A incrível planta Não-Me-Toque (ou Dorme-Dorme) !


Não-me-toque - uma planta que claramente não gosta de ser tocada ! Também conhecida no Rio Grande do Sul por Dorme-Dorme !

A primeira vez que vi essa planta não-me-toque foi na casa da minha falecida avó na minha infância. Havia muitos deles no jardim da casa e me divertia muito brincando.

Mas não importa se você não conhece a planta. Agora, graças à internet, é possível ver como ela reage a um toque através de vídeo que posto no final do post.

A Mimosa-Pudica (derivado do latim para tímido), comumente conhecido como o não-me-toques, é muito fiel ao seu nome. E, obviamente, não gosta de ser tocado, porque a execução de um dedo ao longo da folha simplesmente faz com que dobre para dentro. Eu não tenho certeza se o toque realmente incomoda a planta, mas o fenômeno é muito bonito de se olhar. A razão exata para este comportamento peculiar do não-me-toques também é desconhecido, mas acredita-se que a planta utiliza esse recurso para impedir predadores. O fechamento da planta supostamente assusta o predador. Além do estímulo do toque humano, as folhas também fecham ao chegar a noite. A planta tem suas origens na América do Sul e Central, mas na verdade é encontrado em todo o mundo.

Postar um comentário